sábado, 10 de setembro de 2011

Como preparar a argamassa, cimento ou concreto

          A argamassa é uma mistura de cimento, água e areia e serve principalmente para a colocação de tijolos, executar ou juntas ou cobrir superfícies. Aprenda a preparar a argamassa e, a saber, as quantidades certas para a sua preparação.

Tipos de cimento:
Existem vários tipos de cimento, sendo o cimento Portland o mais usado nos dias de hoje. Existem ainda outros cimentos para utilizações específicas. Cimento de secagem rápida, cimento refratário (para temperaturas altas), cimento resistente a sulfatos (para esgotos e redes de águas), entre tantos outros.
Argamassas com cal hidráulica e areia ainda se usam nos dias de hoje, apesar de estarem a cair em desuso. Existe ainda outro tipo de argamassa, constituída por cimento, areia e cal hidráulica, chamada de argamassa bastarda. Apesar de ser menos resistente é mais adequada para restauração de casas antigas, já que se une com mais eficácia em paredes de taipa e tabique.

Aditivos para a argamassa:
Podem juntar-se à argamassa, ou seja, à mistura de cimento, areia e água, outros aditivos, para lhe dar outras características, diferentes das originais.
Os aditivos mais usados na argamassa são:
  • Aditivos plastificantes: Este tipo de aditivo torna a argamassa mais mole, dando-lhe uma maior aderência às superfícies onde vai ser aplicada.
  • Aditivos anti-retracção: Este tipo de aditivo faz com que esta tenha menos tendência para se retrair (ou encolher), reduzindo assim a probabilidade de aparecimento de fendas.
  • Aditivos aceleradores: Com este tipo de aditivo, a secagem da argamassa torna-se mais rápida.
Sobre a argamassa:
A argamassa é feita com a mistura de água, areia e cimento. Use sempre água limpa, a fim de proporcionar uma maior solidez. Quanto à areia, é preferível areia fina para rebocar, enquanto que para revestir uma superfície é preferível o uso de areia grossa (ou areão).
A argamassa é utilizada para colocar tijolos ou blocos de betão, para revestir paredes interiores ou exteriores ou para reparar fissuras.
Existem misturas à venda que já estão preparadas, juntando simplesmente água para prepará-las.
 Relativamente à quantidade de água, é usual utilizar metade do peso de água, relativamente ao peso do cimento. Todas estas proporções podem variar conforme o tipo de cimento utilizado, a umidade da areia, a temperatura e a consistência da mistura.

Como preparar a argamassa, cimento ou concreto:
Utilize a argamassa até duas ou no máximo três horas após a sua preparação, lembrando-se que não poderá guardar o que sobrar.
Se tiver a necessidade de preparar grandes quantidades de argamassa, é preferível fazê-lo numa betoneira.