sexta-feira, 13 de julho de 2012

ALCOOL

Atividades postadas por alunos do 3º ano do ensino médio em 2012
ASSUNTO: PESQUISA SOBRE ÁLCOOL

****************************************************************************

Trabalho de Química


ÁLCOOL COMBUSTÍVEL


Fábio André Schwinn
3ºB – Ensino Médio
Professora: Núria Meurer
Monte Alverne, 5 de julho de 2012
***********************************************************
O que é o álcool combustível

O álcool corresponde a um líquido transparente, com cheiro forte e sem cor, cuja característica principal é a capacidade de ser queimado, ou seja, é um líquido inflamável.
Na composição do álcool encontramos átomos dos seguintes elementos: hidrogênio, carbono e oxigênio. A queima do álcool, sendo uma combustão, dá origem aos produtos de reação água e dióxido de carbono (gás carbônico) e muita energia.
Os álcoois mais conhecidos são o metanol e etanol. O metanol é perigoso por ser tóxico, pode provocar cegueira e até matar. O etanol é mais conhecido por álcool etílico, e é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar. O processo consiste em fermentar a cana de açúcar pela ação de bactérias e fungos.
 A cana-de-açúcar não é a única matéria prima existente para a produção de álcool combustível. O álcool pode também ser extraído do milho, da beterraba e até da madeira.
O álcool combustível é obtido pela mistura de gasolina e metanol. A sua utilização para o abastecimento de automóveis data do início do século XX. Já no ano de 1912, alguns veículos foram movimentados com recurso a este combustível, em carácter experimental.

Utilização

Ele é utilizado desde o início da indústria automotiva, servindo de combustível para motores a explosão do tipo ciclo Otto. Porém, com a utilização de combustíveis fósseis, no começo do século XX, mais barato e abundante, o etanol tornou-se uma opção praticamente ignorada.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os mísseis V2 utilizaram como combustível, álcool feito a partir de batatas.
A utilização do etanol que sem dúvida é a mais frequente, e que se iniciou tão logo surgissem os primeiros motores a combustão interna, é seu uso como combustível: a maior parte da produção de álcool do mundo é destinada a fins energéticos, e a maior parte utilizada para fins energéticos é etanol. Neste aspecto, também é usado misturado à gasolina, para aumentar a resistência à compressão dela (octanagem). Governos têm estimulado estas substituições já visando o esgotamento das reservas naturais de combustíveis fósseis.
O álcool foi uma solução brasileira como alternativa ao petróleo.
O Proálcool, projeto criado pelo governo como incentivo à produção deste combustível, gerou incentivos fiscais que reduziram impostos para a compra de veículos movidos a álcool.
O slogan do Proálcool ficou famoso: "Carro a álcool: um dia você ainda vai ter um", mas o mercado do petróleo saiu da grande crise do final da década de 70 (início dos anos 80) e o governo reviu seu projeto. O combustível "nacional" e renovável não recebeu mais o estímulo governamental e a indústria privada não o desenvolveu sem a mão do estado a guiá-la.
As vantagens dos carros movidos a álcool produzidos no Brasil acabaram diminuindo em virtude da redução dos incentivos fiscais, que propiciavam preços menores em relação aos veículos movidos a gasolina.

Vantagens

Ø  Combustível ecologicamente correto, o álcool não afeta a camada de ozônio e é obtido de fonte renovável.
Ø  Como é obtido a partir da cana-de-açúcar, ajuda na redução do gás carbônico da atmosfera, através da fotossíntese nos canaviais.
Ø  Outras vantagens ambientais, ainda relacionadas à fase de plantio/cultivo da cana-de-açúcar, são o aumento da umidade do ar e a retenção das águas da chuva.
Ø  Seguindo recomendações específicas, pode ser misturado ao diesel e à gasolina, como também pode ser utilizado sem aditivos, sem que com isso o motor sofra danos.
Ø  O etanol está muito mais limpo que os combustíveis fósseis;
Ø  O etanol combustível pode ser obtido em qualquer lugar do mundo, para que não temos que ser um país dependente de produções estrangeiras;

Desvantagens

As desvantagens do etanol, no entanto, ainda seguem sendo relativamente suficiente para que não seja inteiramente um combustível alternativo totalmente ecológico.
Ø  O etanol combustível produz um grande gasto de energia para sua produção.
Ø  O etanol combustível do tipo bioetanol necessita de muitos terrenos de cultivo para obter a matéria prima. Isso pode resultar em menos terra usada para produzir alimentos ou mais áreas desmatadas para esse cultivo.


Metanol

            Devido à sua alta eficiência como combustível, embora seja extremamente perigoso por sua toxidade e chama incolor, ou seja, não é visível a olho nu, é utilizado na Fórmula Indy, em aeromodelos, em aviões a jato e em foguetes. Na crise do álcool combustível do inicio da década de 1990, foi importado e adicionado ao etanol para o abastecimento de veículos de passeio.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SANTOS, Wildson e MÓL, Gerson. Livro Química Cidadã, pág. 62, Editora Nova Geração