Alert
HERBICIDA ECOLÓGICO
Ingredientes:
10 litros de água
1 litro de Sulfato de Cobre a 20%
300 ml do ativador *Misturar e está pronto o herbicida.
HERBICIDA ECOLÓGICO
Ingredientes:
10 litros de água
1 litro de Sulfato de Cobre a 20%
300 ml do ativador *Misturar e está pronto o herbicida.
Modo de Preparar
Ativador:
-Misturar em 1 lata de azeite de cozinha (900 ml), 100 ml de detergente de lavar louça.
Sulfato de Cobre a 20%:
-Misturar bem 1 Kg de Sulfato de Cobre em 5 litros de água morna.
a: Siga corretamente as proporções e orientações das receitas. A soda cáustica deve ser manuseada com cuidado, para não queimar as mãos (e outras partes do corpo) nem ser aspirada. Muitas receitas foram desenvolvidas, testadas e aprovadas ao longo dos anos, principalmente pelas mulheres do meio rural. Procurando minimizar os impactos do uso de "produtos de limpeza" no meio ambiente e na saúde humana e também, porque não, economizar, buscou-se na memória destas mulheres, e em antigas anotações, receitas práticas, mais baratas e, o mais importante, que não colocam em risco a saúde de ninguém. Aí vão algumas:Ativador:
-Misturar em 1 lata de azeite de cozinha (900 ml), 100 ml de detergente de lavar louça.
Sulfato de Cobre a 20%:
-Misturar bem 1 Kg de Sulfato de Cobre em 5 litros de água morna.
O Sabão Caseiro tem como ingredientes básicos:
- Gordura
- Soda Cáustica
- Água
A gordura pode ser sebo de gado, banha ou gordura de aves, que dá um sabão de boa qualidade, desde que misturada à outra. Abacate, quando está sobrando, também pode ser usado como base gordurosa. Pode-se também aproveitar sobras de gordura da cozinha. Antes do uso, elas devem ser lavadas assim: 1 parte de água 1 parte de gordura. Levar ao fogo para ferver. Tirar do fogo, mexer bem e acrescentar 1 litro de água fria para cada litro quente. As substâncias estranhas ficarão depositadas no fundo do recipiente. Quando fria, a gordura ficará solidificada, podendo ser removida. Se estiver muito suja, deve-se repetir a operação. Este processo é bom porque ajuda a tirar o sal da gordura das frituras. A Soda é um mineral, encontrado na natureza em diferentes estados de pureza. Deve ser manuseada com cuidado para não queimar as mãos nem ser aspirado. E sempre bom usar soda de boa qualidade para produzir um bom sabão.
SABÃO NEUTRO OU SABÃO DE ALCOOL
- 4 Kg de Gordura Animal
- 2 latas de Óleo de Soja
- 1 Kg de Soda
- 3 litros de Água morna
- 5 litros de Álcool
Derreter a gordura. Acrescentar o óleo de soja. Esperar esfriar um pouco. Juntar o alccol, a soda (dissolvida em um pouco de água) e o restante da água. Pode-se substituir as duas latas de óleo de soja por um 1 Kg de gordura animal. O álcool pode ser substituído por cachaça. Não se deve usar vasilhas de alumínio. A água que será utilizada no sabão pode ser suco ou chá das seguintes plantas: folha de mamão; raiz de guanxuma, eucalipto cidró, hortelã, bardana, tanchagem e babosa. Se você quiser: Sabão para limpeza (roupa, cozinha, etc.) use folha de mamão e raiz de guanxuma. Sabão desinfetante para limpeza de utensílios (tachos, tarros, outros vasilhames, estrebaria, etc.), use: eucalipto cidró, hortelã, própolis (2 colheres de tintura). Pode também ser usado como sabonete:
- Sabão medicinal para queda de cabelo e problemas de pele, use: bardana e calêndula
- Escurecer cabelo, use: babosa
- Clarear cabelo, use: camomila
- Para uso diário na higiene pessoal, escolha entre: babosa, própolis, bardana, camomila ou tanchagem
Você pode também fazer esta receita e depois juntar 500gr do sabão pronto ralado com 1/2 copo de suco de uma destas plantas, levar ao fogo até derreter, colocar em forma, deixar esfriar e cortar em pedacinhos.
SABÃO FRIO
- 12 litros de água
- 1Kg de farinha de milho
- 1Kg de soda
- 4Kg de sebo cozido
Derreter o sebo num tacho ou recipiente grande. Dissolver a farinha de milho em 6 litros de água. Dissolver a soda nos outros 6 litros de água. Misturar tudo e mexer por 40 minutos. Colocar em formas, deixar secar e cortar.
SABÃO DE ABACATE
- 5 Kg de massa de abacate
- 1/2 Kg de sebo derretido ou banha
- 400 g de soda comercial 150 g de breu (encontrado em ferragens ou casas de produtos químicos)
Colher o abacate com cuidado para não machucá-lo e guardá-lo à sombra, até que fique maduro. Após maduro, cortar o abacate ao meio e separar o caroço e a casca da massa. Colocar toda a massa numa vasilha bem limpa e acrescentar a soda, sebo ou banha e o breu. Mexer por uma hora. Colocar numa caixa forrada com plástico e deixar 24 horas para secar (dependendo da umidade do ar, algumas vezes é necessário deixar mais tempo). Cortar em barras. Para maior consistência, acrescentar 2 a 3 colheres de sopa de farinha de milho ou cinzas.
SABÃO DE ERVAS
- 5 Kg de gordura
- 2,5 Kg de sebo derretido
- 2,5 Kg de óleo de cozinha (usado), banha ou gordura de galinha derretida.
- 1 Kg de soda
- 4 litros de álcool
- 4 litros de água ou suco de ervas (tanchagem, babosa, capuchinha, trapoeraba, confrei, calêndula, macaé, eucalipto).
Triturar as ervas e coar. Esquentar o sebo junto com o óleo. Misturar, fora do fogo, o álcool no sebo quente. Misturar a soda com água ou suco de ervas em recipiente não corrosivo. Acrescentar o sebo com o óleo nesta mesma mistura. Misturar bem até espumar. Colocar nas formas. Deixar esfriar e estará pronto para cortar.
SABÃO DE MILHO
- 6 litros de água
- 1/2 Kg de soda cáustica
- 2 Kg de banha ou sebo
- 1/2 Kg de farinha de milho
Misturar em uma bacia 3 litros de água fervida com a soda cáustica. Acrescentar a banha ou sebo. Desmanchar a farinha de milho nos outros 3 litros de água fria. Adicionar à mistura anterior e mexer bastante, durante 15 minutos. Despejar a massa numa caixa forrada com plástico. Deixar descansar 3 dias antes de usar.
SABÃO DE CINZA
- 5 Kg de Sebo
- 2,5 Kg de Cinzas
- 5 litros de Água
- 0,5 Kg de Soda Cáustica
Derreter o sebo em fogo lento até ficar uniforme. Ferver as cinzas juntamente com a água por 4 horas. Deixe a cinza assentar e use somente a água para juntar com o sebo. Mexer bem. Juntar devagar a soda, já fora do fogo, e mexer bem até dissolver. Colocar em formas. A cinza tem um alto poder de branquear. Para clarear toalhas de prato, colocá-las de molho, ensaboadas, em um balde com uma "trouxinha" de cinzas. Lavar normalmente no dia seguinte.
DUVIDAS:
Muitas pessoas nos escrevem com dúvidas, tentamos responder algumas mas é importante informar que compilamos este material através de pesquisa na internet e de informaçôes das pessoas (boca a boca, receita da vovó, etc.)
*************************************
Estequiometria

Material
- 5 tubos de ensaio pequenos
- potinho plástico para colocar a solução de Ba(OH)2 50%
- 1 tubo de ensaio grande
- 1 seringa de 20 mL
- 1 conjunto de mangueiras e rolha
- 1 potinho plástico para colocar vinagre
- 1 estante para tubos de ensaio
- bicarbonato de sódio (NaHCO3)
- solução de hidróxido de bário 50%
- solução de ácido acético 2% (vinagre diluído
MATERIAIS E REAGENTES
10 lentes + ____ armações
____ óculos

![]() |
Preparo das Soluções
4,2% diluir para 2%
Divide-se 100% por esse resultado (100 dividido por 2,1 = 47,7). Diluem-se 47,7 ml desse vinagre (exemplo) com água até 100ml. Ou ainda, 477ml deste vinagre com água até 1 litro.
O desenho abaixo representa um bloco que contém várias substâncias. Vamos interpretá-lo:
a. Os átomos de cobre (fio) e carbono (grafite) possuem tamanhos diferentes.
b. No caso do sulfato de cobre (CuSO4) e do açúcar (C6H12O6), observe que a massa da amostra corresponde à soma das massas dos diferentes átomos constituintes da substância.
- Se os átomos de carbono, contidos no grafite do bloco, fossem do tamanho do grão de arroz, que está dentro do bloco, (aproximadamente 0,6 cm de comprimento) poderíamos fazer o trajeto de ida e volta entre o planeta Terra e o Sol (fazendo uma fileira igual à do bloco), 50 milhões de vezes.
| ![]() |

EXEMPLO Nº 1

EXEMPLO Nº 2

CONSTRUÇÃO DE UM MODELO

Retirando cobre de uma solução azul

Material:
- Sulfato de cobre.
- Um béquer com água.
- Barbante.
- Pregos.
- Espátula.

Procedimento:
- Coloque um pouco de sulfato de cobre em um béquer com água até obter uma solução azul intensa (utilize a espátula).
- Amarre um barbante no prego e mergulhe-o dentro do béquer.
- Espere alguns minutos e veja o que aconteceu com o prego.

O que aconteceu? Qual a reação química que explica este fenômeno?

Queima (combustão) do magnésio.

Material:
- Fita de magnésio (Mg).
- Uma pinça.
- Fósforo.

Procedimento:
- Prenda a fita de magnésio na pinça deixando uma das extremidades livre.
- Aproxime o fósforo aceso da extremidade livre da fita de magnésio e observe.

O que aconteceu? Qual a reação química que explica este fenômeno?
Procedimento: Coloque 5 ml de solução de hidróxido de bário (Ba(OH)2) em cada um dos cinco tubos de ensaio, utilizando a seringa para efetuar a medida de volume. Lave a seringa antes de prosseguir. No tubo de ensaio maior coloque 2,5 gramas de bicarbonato de sódio (NaHCO3) e feche-o com a rolha. Abasteça com 20 ml de vinagre a seringa que você recebeu, tomando cuidado para não deixar que o ar entre na mesma. Encaixe a mangueira menor na seringa, conforme a figura. Coloque a ponta da mangueira maior no 1º tubo e adicione 1 ml de vinagre bem lentamente sobre o bicarbonato, conforme a figura. Quando parar a produção de gás, retire a mangueira do tubo 1 e coloque-a no tubo nº 2 e adicione 2 ml de vinagre. Repita colocando 3 ml para o tubo 3, 4 ml para o tubo 4 e 5 ml para a tubo 5. Deixe os tubos em repouso por aproximadamente 5 minutos e observe a quantidade de material formado. | ![]() |
