Função Química

          Função química é o grupo de substâncias compostas que possuem propriedades químicas semelhantes. As funções químicas são divididas de acordo com a divisão clássica da química.
Existem quatro tipos de função inorgânica: óxido, ácido, base e sal.
Em função da natureza dos compostos químicos, as funções podem primariamente ser divididas entre funções inorgânicas que são as funções de compostos que não possuem cadeia carbônica, que é a principal característica desses compostos. São divididas em ácidos, bases, sais e óxidos e funções orgânicas que são as relativas aos compostos orgânicos.
********************************************************************************************************************

Ácido

Segundo Arrehnius ácido é toda a substância que libera um íon H+ em água, ou, mais detalhadamente substâncias que em meio aquoso se dissociam, liberando o cátion H+ e um ânion diferente de OH¬.  A teoria atual de Bronsted-Lowry define como ácido uma substância capaz de receber um par de elétrons. Além disso, a teoria de Arrhenius também foi atualizada: ácido é toda a substância que libera um íon H3O+.
Classificação dos ácidos
a) de acordo com a presença de oxigênio.
1.   Hidrácidos: não possuem oxigênio na fórmula.
  • Exemplos: HI, HCl, HF
2.   Oxiácidos: possuem oxigênio na fórmula.
  • Exemplos: H2CO3, H2SO3, H2SO4, HNO2
b) de acordo com o grau de dissociação iônica
Obs: o cálculo de α nos ácidos é igual ao desenvolvido nas bases.
α (em porcentagem) = 100 x número de moléculas dissociadas/número total de moléculas dissolvidas
α > 50% → forte
α < 5% → fraco
1. Hidrácidos:
  • Fortes: HCl < HBr < HI
  • Médios: HF (pode ser considerado fraco)
  • Fracos: os demais
2. Oxiácidos:
  • Fortes: se x > 1 (H2SO4)
  • Médios: se x = 1 (HClO2)
  • Fracos: se x < 1 (HClO)
  • x = número de oxigênio - número de hidrogênio
Nomenclatura dos ácidos
a) Hidrácidos
ácido + elemento + ídrico
Exemplos:
HI = ácido iodídrico
HCl = ácido clorídrico
H2S = ácido sulfídrico

b) Oxiácidos
Como podem ser obtidos através da hidratação dos óxidos ácidos, há a mesma sistemática de nomenclatura.
ácido + prefixo + elemento + sufixo

Nox
Prefixo
Sufixo
+1 ou +2
hipo
Oso
+3 ou +4
-
Oso
+5 ou +6
-
Ico
+7
(hi)per
Ico

Obs: quanto menos oxigênio, menor é o nox do elemento central e quanto mais oxigênio, maior é o nox do mesmo, como mostra os exemplos abaixo.
Exemplos:

HClO = ácido hipocloroso (nox Cl = +1)
HClO2 = ácido cloroso (nox Cl = +3)
HClO3 = ácido clórico (nox Cl = +5)
HClO4 = ácido perclórico (nox Cl = +7)




HCl=Ácido clorídrico.É utilizado principalmente na limpeza de pisos e de superfícies metálicas antes da soldagem.Também está presente no estômago, sendo responsável pela acidez do suco gástrico.
HF=Ácido fluorídrico.Tem a propriedade de corroer o vidro, é usado para fazer gravações em vidros.Deve ser armazenado em frascos plásticos.
HNO3=Ácido nítrico.É usado na fabricação de explosivos, como o trinitrataluena (TNT) e a nitroglicerina (dinamite), e na indústria de fertilizantes agrícolas, como matéria-prima para a fabricação dos nitratos de amônio e de cálcio.
HCN=Acido cianídrico.É utilizado em indústrias diversas como de plástico, acrílico e corantes.Altamente letal (mortal) foi o gás utilizados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial nas câmeras de gás dos campos de concentração.
H3PO4=Ácido fosfórico.Entra na fabricação de tinturas, na indústria de alimentos, de vidro e de fertilizantes agrícolas.
H2SO4=Ácido SulfúricoÉ utilizado nas baterias de automóvel, é consumido em enormes quantidades em inúmeros processos industriais, como processos da indústria petroquímica, na fabricação de corantes, tintas, explosivos e papel.É tambem usado na indústria de fertilizantes agrícolas, permitindo a fabricação de produtos como os fosfatos e o sulfato de amônio. O ácido sulfúrico concentrado é um dos desidratantes mais enérgicos. Assim, ele carboniza os hidratos de carbono como os açúcares, amido e celulose; a carbonização é devido à desidratação desses materiais; O ácido sulfúrico "destrói" o papel, o tecido de algodão, a madeira, o açúcar e outros materiais devido à sua enérgica ação desidratante.; O ácido sulfúrico concentrado tem ação corrosiva sobre os tecidos dos organismos vivos também devido à sua ação desidratante. Produz sérias queimaduras na pele. Por isso, é necessário extremo cuidado ao manusear esse ácido.

HNO3=Ácido nítrico.A principal aplicação do ácido nítrico é na produção de fertilizantes.Entre os sais do ácido nítrico estão incluídos importantes compostos como o nitrato de potássio e  nitrato de amônio como fertilizantes.

H3BO3=Acido bórico.o boro é um micronutriente essencial para a crescimento das plantas.os fertilizantes do boro misturados com outros compostos ou fertilizantes de NPK são úteis nos solos deficientes de boro
.
HBrO2=Ácido bromoso.O bromo e empregado na fabricação de produtos de pulverização, agentes não inflamáveis, produtos para a purificação de águas, corantes, brometos empregados em fotografia , desinfetantes inseticida e outros.



Conheça o peeling amazônico


Promessa de antienvelhecimento é a base de raízes e folha

Uma das opções mais eficientes da dermatologia no combate do envelhecimento facial é o
 peeling, tratamento estético feito por meio de ácidos e fórmulas manipuladas. A novidade do momento, procurada em diversas clínicas de beleza e estética, é o peeling amazônico, procedimento eficaz e suave à base de raízes e folhas de plantas originárias da flora brasileira, enriquecido com enzimas de frutas tropicais e ácidos orgânicos. Em sua composição, estão presentes o açaí moído, que, além de esfoliar a pele, é rico em vitamina E e B1, indispensáveis para a circulação sanguínea e renovação celular.

O tratamento é simples e composto por três etapas. Inicialmente, é realizada uma limpeza com a seiva amazônica, produto específico para uma higienização profunda. Depois de alguns minutos, começa a esfoliação. “A pele é enxaguada e, em seguida, é utilizado um creme para diminuir efeitos inflamatórios como ardência, vermelhidão e sensibilidade intensa”, explica Fernando Passos de Freitas, dermatologista.

Por se tratar de um procedimento extremamente seguro, devido à ausência de ácido, o
 peeling amazônico pode ser feito em qualquer época do ano, desde que o filtro solar seja utilizado corretamente durante o verão. Contudo, recomenda-se não se expor ao sol por pelo menos 15 dias durante o tratamento.
Bom custo-benefício
Para que o resultado seja eficaz, são indicadas de três a cinco sessões, que podem custar cerca de R$100 e devem ser feitas em dias alternados. A duração de uma sessão leva, em média, 30 minutos e pode ser em qualquer idade e em todos os tipos de pele, especialmente as pigmentadas como as negras e orientais.
 

Entre os benefícios, destacam-se a hidratação da pele, melhora na textura e cicatrização, renovação celular, diminuição de rugas finas e profundas e o combate ao ressecamento e à acne, pois age como secativo e clareador retirando manchas e marcas.


Três meses depois, morte de trabalhador em Limeira segue sem esclarecimento
Indústria de semijoias reabre sem que investigação tenha sido concluída. Outros quatro funcionários envolveram-se. Vigilância Sanitária vê responsabilidade da empresa

  

Cleusa Ragonha, mãe de Guilherme, não sabe o que levou à morte de seu filho, já que cinco pessoas entraram no local e passaram, mas apenas Guilherme não resistiu (Foto: Gerardo Lazzari)
Limeira – A investigação sobre a morte de um trabalhador nas dependências da Milón Semi Jóias, de Limeira (SP), a 150 quilômetros da capital, no dia 5 de agosto, ainda não está concluída. A empresa voltou a funcionar dois meses depois do acidente sem o esclarecimento do caso. Cinco empregados envolveram-se no acidente de trabalho, incluindo Guilherme Ragonha, de 22 anos, que morreu por intoxicação. Ele trabalhava na empresa havia apenas um mês. Três trabalhadores foram socorridos inconscientes e tiveram de ser reanimados com ações de primeiros-socorros.
Cleusa Ragonha ainda não sabe o que levou à morte de seu filho mais velho. "A gente só sabe que foram limpar um tanque", conta. Cinco pessoas entraram no local e passaram mal, mas apenas o Guilherme não sobreviveu. "Só quero esse fato esclarecido para que isso não aconteça mais em uma fábrica de joias, para que nenhuma mãe passe pelo que estou passando", completou.
No dia do acidente, a Milón dispensou a maior parte de seus funcionários após o almoço para fazer a limpeza de um tanque usado na limpeza dos resíduos que sobram da galvanoplastia, processo de banho químico de joias e bijuterias. A cada dois anos, o reservatório por onde passam os resíduos industriais precisa passar por limpeza. Uma série de rachaduras por onde vazava material tóxico indica que era necessário realizar reparos no local depois de limpo, segundo Luiz Antonio Valente, engenheiro de segurança do trabalho do Centro de Vigilância Sanitária do Estado.
Valente sustenta que a empresa parou a produção porque os dois tanques que faziam descarga de esgoto conectados em série estavam irremediavelmente ruins, "vazando veneno e ácido por todos os cantos e rachaduras". As investigações indicam que um funcionário recebeu ordem para fazer a limpeza. Ele entrou no tanque auxiliado por uma corda, porque o uso de escada teria sido descartado por Luiz Milare, um dos proprietários da empresa, para não danificar o piso do tanque.
Ao remexer nos produtos acumulados no fundo do recipiente, o trabalhador notou a presença de bolhas e começou a sentir dificuldade de respirar. Ele tentou sair do tanque, mas desmaiou e caiu em meio aos produtos químicos. "O trabalhador, quando desceu, sem estar amarrado à corda, sem escada, sem máscada, sem nenhum tipo de proteção, não conseguia sair e se sentiu mal", descreve o engenheiro.
Acumulados no fundo do tanque, a mistura de cianeto com os ácidos empregados na produção acabou por sintetizar o ácido cianídrico, um gás com as propriedades descritas por Valente. "Conforme pegava baldes dessa borra, ele foi misturando o ácido que estava por cima com a borra de veneno por baixo, produzindo o gás cianídrico, que alcança um volume grande no ambiente e mata quem chegar perto.
Ele lembra que, durante a Segunda Guerra Mundial, o material era usado em câmaras de gás de campos de concentração para extermínio em massa de pessoas. O contato entre as substâncias foi promovido ao revolver o material decantado nos tanques.
Ao perceber que o funcionário estava passando mal, um segundo funcionário encarregado da limpeza pulou dentro do tanque e conseguiu retirar o primeiro, jogando-o para fora. Em seguida, ele desfaleceu. Guilherme havia ficado no local até mais tarde, sem a missão da limpeza. Ele se aproximou do galpão onde estavam os tanques depois de ouvir os chamados de ajuda, e repetiu a operação: entrou no local para tirar o colega.
Segundo testemunhas, outros trabalhadores não conseguiram retirar Guilherme. "Dizem que tentaram tirá-lo, mas por ele ser maior, não conseguiram. Só que, depois, o gás tomou conta não só do tambor, mas do galpão todo, e as pessoas tiveram de fugir porque é um gás que realmente mata. O corpo do Guilherme ficou lá", detalha Valente.
A quarta vítima foi o funcionário que tentou retirar Guilherme mas não conseguiu, e foi retirado do tanque inconsciente. A quinta vítima foi uma funcionária que reanimou os colegas com massagens cardíacas e respiração boca a boca.
Fora da regra
O engenheiro de segurança do trabalho afirma que a Milón descumpria pelo menos uma norma da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ligada à Secretaria de Meio Ambiente do governo paulista. "O tratamento dos efluentes é feito por um tubo só, uma saída só. Não pode ser assim. De acordo com normas de indústrias de bijuterias propaladas pela Cetesb – órgão que dá licença e alvará de funcionamento, que deveria ter visto o problema dessa e de outras empresas – prevê que banhos alcalinos e ácidos da galvanoplastia precisam ter tubulações de efluentes separadas, justamente para não juntar cianeto com ácido e produzir o gás cianídrico, que mata, como matou na segunda guerra mundial, e continua matando trabalhador, porque ninguém dá importância", lamenta.
Em maio de 2010, a Milón conseguiu a licença de operação da Cetesb, válida até 2013, conforme publicado no Diário Oficial do estado. Em agosto, após o acidente, a fábrica foi fechada. A reabertura ocorreu em um novo endereço, na região sul de Limeira, sem nenhuma identificação na fachada. A reportagem esteve no local, mas não foi recebida. Uma funcionária entregou o cartão do advogado da empresa, Marcelo Raman. Procurado, o jurista informou que a empresa "não tem interesse" em falar sobre o assunto.
Valente considera a Milón responsável pelo acidente, por não ter oferecido treinamento adequado, além de designar trabalhadores não qualificados, desrespeitar normas, métodos e procedimentos relacionados a riscos ligados à atividade e transgressão de regulamentação de equipamento de proteção individual, prevenção de riscos ambientais, ergonomia, segurança e saúde em espaços confinados. Os relatórios da Vigilância Sanitária produzidos depois do episódio assinalam mau estado de conservação de instalações elétricas e estruturais dos tanques.
O advogado da família de Guilherme ainda não ingressou com processo contra a empresa. Ele aguarda a conclusão dos inquéritos policial e administrativo e um parecer da Previdência Social sobre uma possível indenização à família.
Homenagem
Em 8 de agosto, três dias depois da ocorrência, todos os 28 times de um campeonato de futebol amador de Limeira entraram em campo com faixas de luto por Guilherme Ragonha. O trabalhador atuava na lateral do Real União, um dos times que disputam a chamada "Terceirona" na região.
*******************************************************************************************************************************************************************************************************

Bases


Bases são, segundo Arrhenius, compostos que em meio aquoso se dissociam, liberando como ânion OH¬ e um cátion diferente de H+. A teoria atual de Lewis define como base uma substância capaz de doar um par de elétrons.

Classificação das bases

a) de acordo com o grau de dissociação
           É o mesmo cálculo usado nos ácidos:
  • Fortes: α = 100% → bases formadas por metais dos grupos 1A e 2A.,Quando o Grau de Ionização é praticamente 100%. É o caso dos hidróxidos dos metais alcalinos e dos metais alcalinos terrosos, que já são, iônicos por natureza.
  • Fracas: α < 5% → cujo Grau de Ionização é, em geral, inferior a 5%. É o caso do hidróxido de amônio e dos hidróxidos dos metais em geral excluídos os metais alcalinos e alcalinos terrosos; que são moleculares por sua própria natureza.

 Nomenclatura das bases

a) quando o cátion possui nox fixo
hidróxido de + cátion
Exemplo:
KOH = Hidróxido de Potássio
b) quando o cátion não apresenta nox fixo
hidróxido de + cátion + sufixo OU hidróxido + cátion + nox em algarismo romano
Exemplos:

Fe(OH)2= hidróxido de ferro II ou hidróxido ferroso

Fe(OH)3 = hidróxido de ferro III ou hidróxido férrico

O que é uma BASE?
Segundo Bozoo, uma base (também chamada de álcali) é qualquer substância que libera única e exclusivamente o ânion OH (íons hidroxila ou oxidrila) em solução aquosa. Soluções com estas propriedades dizem-se básicas ou alcalinas. As bases possuem baixas concentrações de ions H+. A teoria atual de Lewis define como base uma substância capaz de doar um par de elétrons.

Classificação das bases


Quanto ao grau de dissociação
  • Fortes: α = 100% → bases formadas por metais dos grupos 1A e 2A
  • Fracas: α < 5% → demais bases

Quanto ao número de hidroxilas


Monobases ( 1 OH ):
  • NaOH: Hidróxido de Sódio
  • KOH: Hidróxido de Potássio
  • NH4OH: Hidróxido de Amônio
  • LiOH: Hidróxido de Lítio

Dibases ( 2 OH ):
  • Mg(OH)2: Hidróxido de Magnésio
  • Ca(OH)2: Hidróxido de Cálcio
  • Fe(OH)2: Hidróxido de Ferro II ou Hidróxido Ferroso
  • Ba(OH)2: Hidróxido de Bário
  • Be(OH)2: Hidróxido de Berílio
  • Ni(OH)2: Hidróxido de Níquel II ou Hidróxido niqueloso
  • Cu(OH)2: Hidróxido de Cobre II ou Hidróxido cúproso
  • Cr(OH)2: Hidróxido de Cromo II ou Hidróxido Cromoso
  • Sn(OH)2: Hidróxido de Estanho II ou Hidróxido estanoso

Tribases ( 3 OH ):
  •  Al(OH)3: Hidróxido de Alumínio
  •  Fe(OH)3: Hidróxido de Ferro III ou Hidróxido Férrico
  • B(OH)3: Hidróxido de Boro
  • Ga(OH)3: Hidróxido de gálio
  • Ni(OH)3: Hidróxido de Níquel III ou Hidróxido niquélico
  • Cu(OH)3: Hidróxido de Cobre III ou Hidróxido cúprico
  • Cr(OH)3: Hidróxido de Cromo III ou Hidróxido Crômico

Tetrabases ( 4 OH ):

Quanto à solubilidade em água

  • Solúveis: Todas as bases formadas pelos metais alcalinos são solúveis. Podemos citar também o hidróxido de amônio, que apesar de ser uma base fraca, é solúvel.
  • Pouco solúveis: São as bases formadas pelos metais alcalino-terrosos em geral.
  • Insolúveis: As demais bases. Vale lembrar sempre alguma parcela dissolve, mas chama-se insolúvel quando essa quantidade é insignificante em relação ao volume total.

Utilização de 5 Compostos

Hidróxido de sódio

            O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como uma base química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel.
            Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade.

Hidróxido de ferro (II)

           O hidróxido de ferro, no tratamento da anemia por deficiência de ferro, tem os seguintes efeitos:
  • Melhora da capacidade funcional e da qualidade de vida;
  • Redução da morbi-mortalidade na Insuficiência Renal Crônica;
  • Otimização da dose de eritropoetina.
  • Medicação classificada na gestação como fator de risco C (significa que risco para o bebê não pode ser descartado, mas um benefício potencial pode ser maior que os riscos);
  • Contra-indicado em casos de hipersensibilidade (alergia) a ferro, hemocromatose, talassemia, anemia falciforme, anemia hemolítica e anemia associada a leucemias;
  • Efeitos adversos locais incluem dor no local de administração, alteração da coloração da pele, inflamação local com linfadenomegalias (inguas) inguinais, dor em quadrantes inferiores abdominais;
  • Toxicidade sistêmica ocorre em 0,5 a 0,8% dos casos e inclui reações que ocorrem logo após a injeção como cefaléia, dores ósteo-musculares, hemólise, taquicardia, calorões, náuseas, vômitos, broncoespasmo com dispnéia (falta de ar), hipotensão, tonturas e colapso circulatório (reações mais comuns com uso intravenoso do que intramuscular);
  • Reações tardias (em relação com a administração) incluem tonturas, síncope, febre, calafrios, vermelhidão cutânea, urticária, dores pelo corpo, encefalopatia, convulsões, linfadenopatia generalizada, reação leucemóide;
  • Reação anafilactóide grave com óbito pode ocorrer uma para cada 4 milhões de doses administradas;

Hidróxido de alumínio

            Farmacologicamente, este composto é usado como um anti-ácido sob nomes tais como Alu-Cap, Aludrox ou Pepsamar. O hidróxido reage com o excesso de ácido clorídrico no estômago, reduzindo sua acidez. Este decréscimo de acidez dos conteúdos do estômago pode ajudar a aliviar os sintomas de úlceras, azia ou dispepsia. Pode causar constipação e é em consequência disto frequentemente usado com carbonato de magnésio, o qual tem efeitos laxativos em contra-balanço. Este composto é também usado para controlar os níveis de fosfato no sangue de pessoas que estão sofrendo de falência no fígado.

Hidróxido de cálcio

            Devido a suas propriedades básicas fortes, o hidróxido de cálcio possui diversas e variadas aplicações:
  • Serve com agente floculador no tratamento de água e de efluentes.  É um ingrediente de tintas, argamassa, gesso, asfalto e da cal utilizada em caiação e asfalto para construção civil;
  • Substitui o hidróxido de sódio em alisadores de cabelo;
  • É um agente depilador encontrado em Nair;
  • É um suplemento de cálcio em formulações fortificantes para bebês;
  • É um reagente químico:
    • Na calda bordalesa, para neutralizar a solução e formar um fungicida de longa duração;
    • Na agricultura, na correção de acidez de solos.
    • Em aquários, propiciando a existência de cálcio para animais que o necessitam, como algas, caracóis, invertebrados com formas de tubo e corais, além de aumentar a alcalinidade da água;
    • Na indústria de curtume, para a neutralização de ácidos e tratamento do couro e de peles, além de participar do processo de floculação da água descartada no processo de produção;
    • Na indústria de refinamento de petróleo, para a produção de aditivos e óleos;
    • Na indústria química, para a produção de estearato de cálcio;
    • Na indústria química, devido a sua alcalinidade e baixo custo, serve como aditivo para vários processos químicos.
    • Na indústria de alimentos, participando do processamento da água (para bebidas alcoólicas e refrigerantes);
    • No refinamento do açúcar, para separá-lo do açúcar da cana;
    • No processamento de “lutefisk” norueguês. O bacalhau seco é encharcado com uma mistura de hidróxido de cálcio e soda cáustica para produzir um filé de peixe robusto e macio, que é cozido ou assado e servido com lefse de batata;
    • Na limpeza de salmouras de carbonatos de cálcio e de magnésio na produção de sal para comida e farmacopéia;
    • Nas culinárias indígena e latino americana, nas quais o hidróxido de cálcio é chamado de “cal”. Durante o preparo com cal, o milho sofre nixtamalização, o que aumenta seu valor nutritivo, melhora seu sabor e facilita sua digestão;
    • Na moeção de noz bétele ou folhas de coca, nas quais ele é frequentemente adicionado para absorver quimicamente os estimulantes alcalóides presentes nas plantas. Também era utilizado por nativos americanos (que o obtinham através de conchas queimadas) na moeção de tabaco, a fim de aumentar seus efeitos;
  • Como uma "carga":
    • Na indústria petroquímica, para a produção de petróleo sólido de diversas marcas;
    • Na produção de freios;
    • Na produção de ebonite;
    • Na preparação de misturas sólidas para pintura e decoração;
    • Na produção de misturas para pesticidas;
    • Na produção do composto Polikar, um conservante antifúngico e antimicrobiano para o armazenamento de vegetais;
  • Na odontologia, o hidróxido de cálcio pode ser encontrado em muitos preparados dentários, especialmente para obturação do canal radicular. É usado como forramento em restaurações dentárias e como medicação intracanal, devido ao fato de ser biocompatível e ter ações antiinflamatória e antibacteriana, além de estimular a formação de tecido ósseo mineralizado e contribuir no processo de reparo tecidual. Possui, também, grande importância na Endodontia, sendo empregado em casos de polpas vivas e necrosadas, apicificação, apicegênese, traumatismos dentários e reabsorções radiculares internas e externas.
  • Em medicina para tratar queimaduras com ácidos e como antiácido.;
  • Pode ser utilizado para detectar a presença de dióxido de carbono em uma mistura de gases. A água de cal reage com o CO2 formando carbonato de cálcio, que é insolúvel e logo se precipita;
  • Sugere-se que grandes quantidades de hidróxido de cálcio sejam jogadas nos mares para reduzir a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, combatendo, assim, o efeito estufa;
  • É utilizado como um supressor ácido na produção de metais. Cal é injetada na corrente de gases descartados para neutralizar ácidos como fluoretos e cloretos, que antes eram liberados na atmosfera;
  • Na indústria da beleza, o hidróxido de cálcio é usado em cremes para alisar permanentemente cabelos encaracolados.

Hidróxido de magnésio

            É usado na refinação do açúcar e no processamento de urânio. Medicinalmente é importante como antiácido e laxante, uma suspensão com aproximadamente 8% de hidróxido de magnésio em água.
            A suspensão (solução) de hidróxido de magnésio - Mg(OH)2 - em água, chamada Leite de magnésia, é utilizada farmacologicamente para aliviar a prisão de ventre por seu efeito laxante, podendo também ser usado para aliviar indigestões e azia, como um anti-ácido. Também pode ser usado como eficiente desodorante de pés e axilas, pois alcaliniza a pele, impedindo a proliferação de bactérias que causam mau cheiro.


Experimento 1
 “Sangue do Diabo”


Duração: aproximadamente 30 minutos.

            O nome “Sangue do diabo” parece assustador, mas se trata de uma inocente solução de cor avermelhada. Ela se classifica como uma base fraca e solúvel em água, seu ingrediente básico é hidróxido de amônio (NH3), conhecido também como amoníaco.
            Mas o porquê do nome? Foi batizada de “Sangue do diabo” por fazer parte de uma brincadeira maldosa: se você atirar a solução sobre tecido branco vai provocar uma mancha vermelha. Por esta propriedade o “Sangue do diabo” pode ser lançado sobre pessoas e as assustarem em razão da suposição de suas roupas terem sido danificadas, o que não é verdade, veja por quê:
            Hidróxido de amônio é um composto instável que se decompõe rapidamente em amônia e água, a amônia por sua vez se evapora muito rapidamente. Sendo assim, mesmo que a solução tenha manchado todo o tecido, passados alguns instantes o líquido fica incolor e a roupa volta ao estado normal sem deixar nenhum vestígio. Parece mágica não é? Que tal fazer esta brincadeira em sala de aula, além do aprendizado, ela provocará muitas risadas!
           
Procedimento para preparo do produto:

MATERIAL
• Hidróxido de amônio (líquido)
• Fenolftaleína (encontrada em laboratórios de análises químicas)
• Álcool (álcool comum usado na limpeza doméstica)
• Água

PROCEDIMENTO
1. Preparo do indicador: Misture 40 ml de fenolftaleína com 70 ml de álcool. Essa solução é denominada de indicadora porque fica avermelhada em meio básico e neutra em meio ácido;
2. Em outro recipiente misture 170 ml de água e 100 ml de Hidróxido de amônio;
3. Adicione o indicador aos poucos no recipiente contendo solução de Hidróxido de amônio. O que ocorre? Haverá mudança na coloração, se quiser uma solução mais avermelhada, coloque mais solução de fenolftaleína.
Seu “Sangue do diabo” está pronto. Agora é só se divertir!



Experimento 2

Duração: aproximadamente 30 minutos.

Objetivos
Promover reflexões sobre a utilização da água em nosso cotidiano e o papel de cada um no uso racional deste bem de consumo. Reproduzir em pequena escala no laboratório o processo de coagulação, sedimentação e filtração, envolvido no tratamento de água e discutir questões ligadas ao uso da água tratada e o ciclo da água.

MATERIAL
  •  vidro (como os de maionese ou café solúvel) colher de plástico de sobremesa
  • sulfato de alumínio (Al2(SO4)3)
  • hidróxido de sódio (soda cáustica NaOH)
  • solo
  • filtro de areia e carvão preparado com garrafa pet
PROCEDIMENTO

1. Coloque água da torneira até cerca de 2/3 do volume do vidro.
2. Adicione uma “pitada” de terra (só para a água ficar turva).
3. Adicione uma colher rasa de soda cáustica (NaOH) e agite a solução cuidadosamente com a colher. 4. Lave a colher tomando cuidado para não colocar os dedos na parte que tocou na solução de soda cáustica e enxugue com um pedaço de papel.
5. Em seguida, com a colher seca, adicione 2 colheres rasas de sulfato de alumínio e misture muito bem.
6. Deixe em repouso em torno de 10 minutos. Anote suas observações.
7. Filtre o sobrenadante e recolha o filtrado. Para preparar o filtro, corte a garrafa ao meio e inverta a parte superior, encaixando-a na base. Enrole um tecido na boca da garrafa e preencha com carvão e areia.


NO FINAL DO EXPERIMENTO
Deposite o precipitado presente no vidro (Al(OH)3) em um recipiente fornecido pelo professor.
A Legislação Brasileira permite que a água tratada tenha no máximo 0,1mg/L de alumínio. 
O hidróxido de alumínio produzido no experimento poderá ser recuperado ou a solução poderá ser diluída com água da torneira até que se atinjam níveis aceitáveis pela legislação. Só então esta poderá ser descartada na pia. Lave todo material e organize sua bancada.
*****************************************************************

Sais

Sais são compostos que em meio aquoso se dissociam, liberando pelo menos um cátion diferente de H+e pelo menos um ânion diferente de OH¬. São definidos, muito limitadamente, como compostos binários resultante da reação de um ácido e uma base.



Principais características dos sais:

1 - Conduzem  corrente elétrica quando estão em solução.
2 - Os sais têm sabor salgado.
3 - Os sais reagem com ácidos, com hidróxidos, com outros sais e com metais.
4 - Ao reagir com um ácido, dão origem a outro sal e a outro ácido, se o ácido formado for mais volátil que o empregado na reação.
5 - Quando reagem com hidróxido, dão origem a outro sal e a outro hidróxido, se o hidróxido formado for menos solúvel que o empregado na reação.
6 - Se reagem com outros sais, dão origem a dois novos sais se um deles for menos solúvel que os reagentes.
7 - E, por fim, quando reagem com um metal, dão origem a um novo sal e um novo metal, se o metal reagente for mais reativo que o metal deslocado na reação.



Os sais minerais constituem cerca de 4% da massa total do nossso organismo. Eles podem ser encontrados em diversos tecidos de nosso corpo desempenhando função estrutural, como ocorrem nos ossos e nos dentes, ou atuando na regulação de reações químicas, como ocorre no sangue.

Muitos sais são obtidos a partir da reação de uma base com um ácido, um exemplo é a produção artificial em laboratório do sal de cozinha (NaCl): obtenção a partir da mistura de duas soluções, solução de hidróxido de sódio (NaOH) e de ácido clorídrico (HCl). Esse mesmo sal é encontrado de forma natural nas salinas e jazidas de sal-gema.


Classificação dos sais

a) de acordo com a presença de oxigênio
  1. Sais halóides: não possuem oxigênio
    • Exemplos:  NaI,  KBr
  2. Oxissais: possuem oxigênio
    • Exemplos: CaCO3, MgSO4
b) de acordo com a presença de H+ ou OH-
  1. Sal normal: é formado pela neutralização completa entre um ácido e uma base. Não possui nem H+ nem OH-
    • Exemplo:
      HCl + NaOH  - NaCl + H2O
  2. Hidrogenossal ou hidroxissal: é formado numa reação de neutralização quando o ácido e a base não estão em proporção estequiométrica. Sendo assim, há uma neutralização parcial, sobrando H+ ou OH-
    • Exemplo (hidrogenossal):  H2CO3 + NaOH –> NaHCO3 + H2O
    • Exemplo (hidroxissal):  Mg(OH)2 +HCl –> Mg(OH)Cl + H2O
    • Sal misto: o sal apresenta em sua fórmula mais de um cátion ou mais de um ãnion diferentes. É formado a partir da neutralização de um ácido por mais de uma base ou de uma base por mais de um ácido.
    • Exemplo:  Al(OH)3 + HCl + H2SO4  -> AlClSO4 + 3H2O

Nomenclatura dos sais

Os nomes dos sais são formados pela mudança de sufixos que provém do ácido que originou o ânion participante do sal. Veja:
Sufixo do ácido            Sufixo do ânion
        -idrico                           -eto
        -ico                               -ato
        -oso                               -ito

a) para sais halóides
ametal + eto de cátion
Exemplo:
NaCl = cloreto de sódio
b) para oxissais
Usamos uma extensão da tabela de óxidos ácidos e oxiácidos, pois a nomenclatura dos oxissais também depende do nox.

-
-
Óxidos ácidos e
oxiácidos
Oxissais
Nox
Prefixo
Sufixo
Sufixo
+1 ou +2
hipo
Oso
Ito
+3 ou +4
-
Oso
ito
+5 ou +6
-
Ico
ato
+7
(hi)per
Ico
ato

Exceções: Como os elementos B+3, C+4 e Si+4 só possuem sufixo "ico" na forma de ácido, quando sais, usa-se sempre o sufixo "ato".
Exemplos:

KNO2 (nox N = +3) = nitrito de potássio
NaClO (nox Cl = +1) = hipoclorito de sódio
KmnO4 (nox Mn = +7) = permanganato de potássio

Obs: quando na fórmula do sal há um hidrogênio, acrescentamos o prefixo "bi" ao nome do cátion.

NaHCO3 = bicarbonato de sódio

A)     Sais ácidos ou hidrogeno-sais

São sais que apresentam hidrogênios ionizáveis em suas estruturas. Por exemplo:
·         NaHCO₃                              carbonato monossódio ou
·         NaHCO₃                              carbonato (mono) ácido de sódio ou
·         NaHCO₃                              (mono) hidrogeno-carbonato de sódio
·         NaHCO₃                              (chamado usualmente de bicarbonato de sódio, usado na       .                                                                        fabricação de fermento)

·         Na₂HPO₄                            ortofosfato dissódico ou
·         Na₂HPO₄                            ortofosfato (mono) ácido de sódio ou
·         Na₂HPO₄                            (mono) hidrogeno-ortofosfato de sódio

Esses sais são provenientes da neutralização parcial de seus ácidos de origem.
Por exemplo: 2 NaOH          +      H₃PO₄   ---->  Na₂HPO₄  +  2 H₂O

B)      Sais básicos ou hidroxi-sais
São sais que apresentam oxidrilas em suas estruturas. Por exemplo:
Al(OH)₂      +      HCl  ---->  Al(OH)₂Cl      +     H₂O
C)      Sais duplos ou mistos
São sais derivados de dois ácidos (ou duas bases) diferentes. Por exemplo:
·         KNaSO₄ --- sulfato duplo de sódio e potássio
·         CaClBr--- cloreto-brometo de cálcio

D)     Sais hidratados ou hidratos
São sais que cristalizam com uma ou mais moléculas de água. Por exemplo:
                                                              CuSO₄ · 5 H₂O --- sulfato cúprico penta-hidratado
A água presente em sais desse tipo é chamada de água de cristalização ou água de hidratação.
E)      Sais complexos
São os sais formados pó um cátion complexo ou ânion complexo. Estes são formados por um átomo central (em geral, metais de transição, como Fe, Pt, Ag, Cu etc.) e íons ou moléculas (chamados ligantes) que se unem ao átomo central por ligações covalentes. Por exemplo:
·         O cátion complexo [Cu(NH₃)₄]²⁺, que é formado pelo cátion Cu²⁺ e 4 moléculas de NH₃;
·         O ânion complexo [Fe(CN)₆]⁴⁻, que é formado pelo cátion Fe²⁺ e por 6 ânions CN⁻;
Como exemplo de um sal com cátion complexo, temos:
                                                      [Cu(NH₃)₄]SO₄ --- sulfato de tetramin-cobre ll
Como exemplo um sal com ânin complexo, temos:
                                                      K₄[Fe(CN)₆] --- ferrocianeto de potássio


A partir de agora você verá algumas fórmulas de sais e sua nomenclatura.
NaCl      : Cloreto de sódio
CaBr₂     : Brometo de cálcio
Na₂SO₄  : Sulfato de sódio
Na₂SO₃   : Sulfito de sódio
KCl          : Cloreto de potássio 
CaSO4      : Sulfato de cálcio 
Mg(NO3)2 : Nitrato de magnésio 
Al2 (SO4): Sulfato de Alumínio 
AgNO3  : Nitrato de prata 
FeSO4   : Sulfato ferroso ou Sulfato de ferro (II) 
CuSo₄    : Sulfato de cobre
CaCo₃   : Carbonato de cálcio
CaCl₂    : Cloreto de cálcio
NaHCO₃ : Bicarbonato de sódio
Na₂SO₄ : Sulfato de sódio
MgSO₄: Sulfato de magnésio
NaF      : Fluoreto de sódio
NaNO₃ : Nitrato de sódio
Na₂CO₃ : Carbonato de sódio
Li₂CO₃ : Carbonato de lítio
NaI : Iodeto de sódio
KI : Iodeto de potássio
KNO₃ : Nitrato de potássio
KMnO₄ : Permanganato de potássio
BaSO₄ : Sulfato de bário
NHCl : Cloreto de amônio
AgCl : Cloreto de prata
KClO : Hipoclorito de potássio
BiPO₄ : Fosfato de bismuto
HCl : ácido clorídrico


Aplicação dos Sais (somente alguns)
Sais são compostos que podem ser encontrados na natureza, ao nosso redor existe uma infinidade de sais, que fazem parte dos mais variados materiais. O sal encontrado em nossa cozinha é o cloreto de sódio (NaCl), conhecido também como sal marinho ou sal-gema. É um sólido cristalino que além de ser usado para salgar a comida, tem larga aplicação na conservação de alimentos (carne seca, bacalhau, etc), na composição do soro fisiológico (uma mistura de água com 0,9% de cloreto de sódio) e como matéria prima para produção de cloro, de soda cáustica e de hipoclorito de sódio.
Por exemplo, o carbonato de cálcio (CaCO3) é um sólido branco insolúvel em água, encontrado no calcário, na calcita, no mármore, etc. Está presente também nas cascas de ovos, nas pérolas e nos recifes de corais. Na indústria é utilizado na fabricação do cimento, vidro, da cal virgem, etc. Na agricultura é usado para correção da acidez do solo e nas siderúrgicas como fundente.
Já o carbonato de sódio (Na2CO3) é um pó branco ou levemente acizentado. É chamado popularmente de soda ou barrilha, é usado na fabricação de sabões e detergentes, celulose e papel, como desengraxante, na refinação do petróleo, e limpeza em geral. É empregado nas estações municipais de tratamento de água, em piscinas (para evitar que a água fique mais ácida) e ainda na fabricação de vidros.
E o bicarbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio (NaHCO3) é um sal ácido que reage com água liberando CO2 e produzindo NaOH. Nos efervescentes que combatem à acidez estomacal, o bicarbonato de sódio é princípio ativo, é usado também como fermento em pães. Nos extintores de incêndio (pó seco ou úmido) é um dos componentes principais.


 EXPERIMENTO:              Ovos e densidade
Material:
ü  2 ovos crus
ü  2 copos
ü  Água
ü  Sal
ü  Colher
  
Procedimento:
1-      Enche os dois copos com a mesma quantidade de água.
2-      A um dos copos adiciona sal, até que não consigas dissolver mais sal
3-      Adiciona os ovos a cada um dos copos.
            
         
No primeiro copo você observa que o ovo ficou submerso, pois não foi adicionado sal, já no segundo copo, você percebe que o ovo esta sobre a água, ele está flutuando, pois adicionamos uma certa medida de sal.
A explicação desse experimento é que o ovo tem uma densidade maior que a água sem sal e afunda. Quando você adicionou sal à água, a densidade da água mudou. A água com sal é mais densa que a água sem sal.



CUIDADOS NO MANUSEIO DE ALGUNS SAIS:

SAIS DE CHUMBO Descarte de vazamento/derramamento
Soluções aquosas: use luvas de borracha nitrílica, avental e óculos de proteção.
Cubra o líquido derramado com uma mistura 1:1:1 de carbonato de sódio, areia de gato de argila (bentonita) e areia.
Remova a mistura para dentro de um balde e adicione água para dissolver o carbonato de sódio. 
Deixe repousar até que os sólidos se depositem. 
Decante o líquido para outro recipiente e descarte os resíduos sólidos como lixo normal. Adicione uma solução de metassilicato de sódio ao líquido seguindo o procedimento descrito em descarte de resíduos sólidos para soluções diluídas. Grandes quantidades, coloque em um recipiente separado e rotulado para reciclagem ou descarte de sais insolúveis.

 NOTÍCIAS:
SAIS MINERAIS
Quem tem uma dieta equilibrada entre carnes, vegetais, ovos e leite não precisa se preocupar com a falta desses ingredientes químicos. Alguns estão presentes em maior quantidade nos vegetais verdes, outros na carne, mas todos são comuns na maioria dos alimentos
Vários elementos químicos, como selênio, zinco e cobre são importantes para o bom funcionamento do organismo, apesar das quantidades diárias necessárias serem pequenas - inferiores a 20 mg por dia; por isso, são considerados micronutrientes (nutrientes necessários em pequenas quantidades, mas essenciais ao bom funcionamento do organismo). Outros elementos, como cálcio, fósforo, enxofre, potássio, sódio, cloro e magnésio, são necessários em quantidades relativamente altas, que ultrapassam os 100 mg por dia - são osmacronutrientes
O homem necessita de cerca de 21 elementos químicos diferentes. Desses, a matéria viva se constitui principalmente de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Por isso, os quatro são chamados de elementos de constituição. O carbono forma a estrutura básica de todas as moléculas orgânicas
Os sais minerais podem ser encontrados sob forma não-solúvel, como constituintes estruturais de certas partes do corpo (ossos), ou sob a forma solúvel em água, sendo, nesse caso, dissociados em seus íons constituintes. É sob a forma de íons que exercem importante papel no metabolismo.
 1- FLÚOR: combina-se com o fosfato de cálcio presente nos dentes, formando fluoropatita, muito mais resistente. Com isso os dentes ficam protegidos da ação corrosiva dos ácidos produzidos pela fermentação de bactérias da boca, evitando a cárie. É encontrado na água fluorada. A ingestão excessiva favorece o aparecimento de manchas nos dentes.
2- POTÁSSIO: influencia a contração muscular e a atividade dos nervos, sendo o principal cátion (íon positivo) intracelular. Participa, juntamente com o sódio e o cloro, da manutenção do equilíbrio osmótico celular, ajudando a eliminar água em excesso do corpo e regulando o pH do sangue. Atua no metabolismo de carboidratos e proteínas.  É encontrado em carnes, leite e muitos tipos de frutas, verduras e legumes. Estudos demonstram que dietas ricas em potássio previnem a hipertensão e doenças cardiovasculares; sua deficiência ou excesso pode levar a problemas cardíacos.
3- SÓDIO: principal cátion (íon positivo) do líquido extracelular. Importante no balanço de líquidos do corpo (atua na retenção de líquidos corporais); essencial para a condução do impulso nervoso. É encontrado no sal de cozinha, em alimentos marinhos, os de origem animal e industrializados. O consumo excessivo predispõe à hipertensão e sobrecarrega os rins.
4- COBRE: Atua na integridade cardiovascular e na saúde do SNC, funcionando em equilíbrio com o zinco e a vitamina C na formação da elastina, uma proteína da pele. Componente de muitas enzimas, dentre elas, enzimas respiratórias e enzimas que participam da síntese da hemoglobina. Encontrado no fígado, ovos, peixe, mariscos, chocolate, trigo integral e feijão. Se o consumo de vitamina C ou ferro for muito alto, há interferência no metabolismo do cobre.
5- MANGANÊS: necessário para a ativação de diversas enzimas; importante no mecanismo de amadurecimento celular; ajuda o selênio a eliminar os radicais livres. Encontrado em cereais integrais, gema de ovo e vegetais verdes.
6- CÁLCIO: é o mineral mais abundante no corpo humano, sendo componente importante dos ossos e dos dentes. É essencial para a coagulação do sangue e necessário ao funcionamento normal de nervos e músculos, inclusive o cardíaco, bem como ao funcionamento normal da membrana plasmática (permeabilidade seletiva). 
Previne a osteoporose (degeneração óssea que ocorre principalmente em mulheres na idade pré e pós-menopausa, devido à redução drástica do estrógeno, hormônio sexual feminino responsável, entre outras funções, pela fixação de cálcio nos ossos), coágulos e ajuda a reduzir a pressão arterial. Participa da estrutura protéica dos ácidos nucléicos (histonas).  É encontrado em vegetais verdes (pouca quantidade), leite e derivados, ostra, sardinha, soja. Os sinais de deficiência incluem cãibras, nervosismo, palpitações e unhas quebradiças. 
7- SELÊNIO: faz parte das enzimas destruidoras de radicais livres (glutadiona peroxidase, uma enzima antioxidante), moléculas instáveis liberadas durante a produção de energia, que estão prontas para se ligarem a quaisquer moléculas que encontram pela frente, para roubar elétrons. Os radicais são acusados de causar o envelhecimento e várias doenças, como problemas no coração e câncer. Está associado ao metabolismo de gorduras e vitamina E. Encontrado na cebola, na castanha-do-pará, na carne, no peixe e frutos do mar em geral, em grãos, no leite e na água.
8- MOLIBDÊNIO: ajuda na eliminação de radicais livres e na conversão das gorduras ingeridas em outros outras  facilmente metabolizáveis pelo organismo. Indispensável para que o organismo processe o nitrogênio, sendo essencial para o funcionamento normal das células. É encontrado em folhas verdes, legumes e cereais.
9- FERRO: componente da hemoglobina (proteína encontrada nas hemácias, responsável pelo transporte de oxigênio), mioglobina e enzimas respiratórias; fundamental para a respiração celular. Associado a proteínas e zinco, é essencial durante a fase de crescimento e na gravidez.  A vitamina C pode aumentar a absorção de ferro em até 30%.  Encontrado no fígado, coração, ostras, feijão, carnes, gema de ovo, legumes e vegetais verdes. Quantidades excessivas de zinco ou ingestão conjunta com cálcio interferem na absorção de ferro. Ferro em excesso aumenta a produção de radicais livres e está associado a doenças cardíacas. Sua deficiência provoca anemia, hemorragia intestinal e fluxo menstrual excessivo.
10- ZINCO: componente de muitas enzimas, atua em várias funções metabólicas vitais, como digestão,  síntese de proteínas e de ácidos nucléicos, estando relacionado à multiplicação celular; mantém os níveis sanguíneos de vitamina A; auxilia na cicatrização de ferimentos; faz parte da molécula de muitas enzimas antioxidantes. Encontrado em carne, ovos, peixe, crustáceos, leite e legumes, farelo de trigo.
11- IODO: componente dos hormônios da glândula tireóide, que estimulam o metabolismo do corpo e controlam o fluxo de energia; ajuda no metabolismo de gorduras. Encontrado em frutos do mar, sal de cozinha iodado e laticínios. Sua carência pode acarretar bócio (papo formado pelo crescimento da glândula tireóide), falta de memória, dificuldade de aprender a ler, cansaço diário e retardamento físico e mental (em crianças).
12- FÓSFORO: indispensável para a formação do ATP, sendo essencial para o armazenamento e transferência de energia nas células, componente importante dos ácidos nucléicos, sendo indispensável à multiplicação celular. Componente dos ossos e dos dentes. Desempenha papel importante no metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas. Mantém a integridade do sistema nervoso central e dos rins. Auxilia o corpo na utilização de vitaminas. Encontrado em leite e derivados, carne, peixe, ovos, nozes e cereais. Tanto o excesso quanto a deficiência interferem na absorção de cálcio e no metabolismo.
13- COBALTO: componente da vitamina B12, essencial para a produção das hemácias. Sua falta leva à anemia perniciosa. Encontrado em carnes e laticínios.
14- ENXOFRE: componente de muitas proteínas, essencial para a atividade metabólica normal; importante na conversão de alguns metais pesados tóxicos em compostos solúveis em água, ajudando na sua eliminação. Encontrado em carnes e legumes.
15- MAGNÉSIO: É vital para a estrutura dos ossos. Componente de muitas coenzimas, sendo essencial para a síntese de ATP; necessário para o funcionamento normal de nervos e músculos. Ativa diversas enzimas que atuam no processo digestivo. Juntamente com o cálcio, atua na permeabilidade das membranas. Participa, nas plantas, da molécula de clorofila, indispensável para o processo de fotossíntese. Atua como protetor do músculo cardíaco. Encontrado em cereais integrais, amêndoa, castanha de caju, milho, ervilha, soja, vegetais verdes e alimentos marinhos.
16- CROMO: seu papel não é totalmente conhecido, mas sabe-se que ele participa, junto com a insulina na metabolização de açúcares dentro do organismo, mantendo os níveis ideais de açúcar no sangue. Reduz os níveis de colesterol.  Encontrado em carne, queijos e laticínios, cereais integrais, batata, fígado, levedo de cerveja, frutas e legumes verdes.
17- CLORO: principal ânion (íon negativo) do líquido extracelular. Importante no balanço de líquidos do corpo e na manutenção do pH. Encontrado no sal de cozinha e muitos tipos de alimentos
Descobriu-se, recentemente, que o germânio tem ação antioxidante em tubos de ensaio. É encontrado na babosa, confrei, alho, ginseng, cogumelo shitake e cebola.
 
  
A Desidratação e a perda de sais minerais

O exercício de alta intensidade causa o suor intenso. Além da água, o suor contém principalmente os eletrólitos Sódio, Potássio, Cloro e Magnésio, conhecidos como “Sais Minerais”. Há relatos de sudorese de até 3 litros/hora, que não são sustentadas pelo corpo humano por muitas horas. Em exercícios intensos o suor chega a 10 a 15 litros/24 horas. Assim, em condições extremas de exercício, deve-se ingerir em torno de 200ml de água a cada 15 ou 20 minutos.
A sudorese intensa pode levar à desidratação e perda importante dos sais, principalmente de sódio. O atleta tende a tomar muita água e não repor adequadamente essa perda de eletrólitos. Pode surgir então a chamada Hiponatremia que é uma diminuição da concentração de sódio no sangue. Um dos primeiros sinais disso são as câimbras generalizadas, mesmo em atletas de altíssima performance. Assim, a hidratação deve ser não apenas com água, mas com as chamadas bebidas isotônicas, que irão repor principalmente a água e os eletrólitos perdidos.
Importante: essa reposição é importante para exercícios intensos e de longa duração (horas). Diante da não disponibilidade das bebidas isotônicas, deve-se ingerir água e pequenas quantidades de alimentos salgados (salgadinhos, batatas fritas, amendoim, determinadas frutas, etc..) ou sal puro, em pequenas quantidades. Observação: diluindo – se uma colher de chá rasa de sal e uma colher de sopa de açúcar em um litro de água, obtém-se um bom reidratante.
A perda de sais surge mesmo sem desidratação, e além das câimbras pode surgir dor-de-cabeça, fadiga excessiva, dores musculares, náusea, vômitos, diarréia e nos casos graves, convulsões. Na desidratação, a pele do atleta geralmente fica muito quente e vermelha e outro sinal sutil é a diminuição da diurese, ficando a urina com cor amarelo forte (“urina concentrada”).
Por outro lado, a sede é um sinal um pouco “atrasado” de que o corpo precisa de água, significando já uma leve desidratação. A hidratação deve ser a melhor possível. Havendo disponibilidade de água ou líquidos, deve-se ingeri-los em grande quantidade, obviamente sem exagero, durante exercícios intensos. Mesmo antes de surgir a sede. Estudos mostram que dessa forma a resistência à privação de água será maior. Devem-se evitar líquidos excessivamente doces e /ou gasosos.

Cuidado com o consumo de sal


O maior problema do sal está no sódio, presente também em muitos produtos industrializados. Saiba as conseqüências do consumo exagerado de sal e alguns truques para evitá-lo.
Há muito tempo ouvimos os médicos dizerem que reduzir a ingestão de sal previne doenças do coração, principalmente a pressão alta (hipertensão). Na maioria dos casos de hipertensão, somente a redução do sal na comida não é suficiente, mas que ajuda, ajuda.

Qual o problema do sal?
O sal de mesa é também conhecido como cloreto de sódio e o problema está no sódio e não no cloreto. Sabe-se que o sal de mesa tem 40% de sódio, mas ele está presente também em vários produtos industrializados que consumimos diariamente, como pães, queijos, cereais, bolachas, enlatados, etc.

Por que o sal faz mal para quem tem pressão alta?
A elevada ingestão de cloreto de sódio (sal de cozinha) faz o organismo reter mais líquidos e aumentar de volume, podendo levar ao aumento da pressão sangüínea e causar a hipertensão, responsável por infarto e acidente vascular cerebral. O consumo excessivo de sal pode também afetar os rins.

                          Japão solta água radiativa, usa sais para encontrar vazamento

 

TÓQUIO (Reuters) - Engenheiros japoneses foram forçados na segunda-feira a soltar água radiativa no mar, enquanto recorriam a medidas desesperadas como usar sais de banho para tentar encontrar a origem de vazamentos em um complexo nuclear danificado que foi atingido por um tsunami em 11 de março.
Os engenheiros também pretendem construir duas gigantescas "cortinas de sedimento", feitas de tecido de poliéster, no mar para impedir que mais contaminação da usina de Fukushima Daiichi, 240 quilômetros ao norte de Tóquio, se espalhe.
O secretário-chefe do gabinete, Yukio Edano, disse que, depois de esgotar sua capacidade de armazenamento de água altamente contaminada, a operadora da usina jogou no mar água marinha com baixo nível de radioatividade que tinha sido usada para resfriar os bastões de combustível superaquecidos.
"Ordenamos o monitoramento rígido do oceano para termos uma ideia clara do impacto sobre o meio ambiente", disse Edano.
A Tokyo Electric Power Company (Tepco) disse que vai soltar mais de 10 mil toneladas de água contaminada com radiatividade cerca de 100 vezes acima dos limites legais, para liberar capacidade de armazenagem para a água altamente contaminada.
"Lamentamos profundamente por esta região e os envolvidos", disse um representante da Tepco, às lágrimas, em coletiva de imprensa.
Engenheiros ainda estão lutando para controlar os reatores danificados na usina envolvida na pior crise nuclear mundial desde Chernobyl, em 1986, com o governo exortando a Tepco a agir mais rapidamente para impedir que a radiação se espalhe.
Mas um funcionário avisou que pode levar meses para fechar os vazamentos e ainda mais tempo para reconquistar o controle da usina nuclear.
O terremoto de 9,0 graus e tsunami que o seguiu em 11 de março deixaram quase 28 mil mortos ou desaparecidos e reduziram a costa nordeste do Japão a ruínas. O desastre natural de custo mais alto do mundo atingiu a produção econômica do Japão e deixou prejuízos que podem passar de 300 bilhões de dólares.
"Os prejuízos decorrentes da crise nuclear e da escassez subsequente de eletricidade vão perdurar por vários anos", disse Eiji Hirano, ex-diretor assistente do Banco do Japão.
"Há uma grande chance de a economia do Japão sofrer contração no ano fiscal atual", ele disse à Reuters em entrevista.
Impopular e já sob pressão para renunciar ou convocar uma eleição antecipada, antes mesmo do desastre, o primeiro-ministro Naoto Kan vem sendo criticado pela maneira como vem administrando o desastre na terceira maior economia mundial.
Diante da maior crise do Japão desde a Segunda Guerra Mundial, uma pesquisa de jornal revelou que quase dois terços dos eleitores querem que o governo forme uma coalizão com o principal partido oposicionista e trabalhe com ele para que o país se recupere do desastre natural.
Em seu desespero para sanar os vazamentos de radiação, os engenheiros da Tepco vêm recorrendo a todas as medidas possíveis.
No fim de semana eles misturaram serragem e papel jornal com polímeros e cimento, em uma tentativa fracassada de selar uma rachadura em um poço de concreto no reator 2.
Na segunda, recorreram a sais de banho em pós para produzir uma cor leitosa na água, para ajudar a rastrear a origem do vazamento.
A Tepco disse que também pretende estender uma cortina no mar ao largo da usina nuclear para tentar impedir o sedimento radiativo de disseminar-se no oceano.
A barreira bloqueadora de sedimento levará vários dias para ser preparada, disse Hidehiko Nishiyama, vice-diretor-geral da Agência de Segurança Nuclear e Industrial (Nisa).
A fonte exata dos vazamentos de radiação ainda não é conhecida. A Nisa está investigando um dique danificado perto de uma comporta de eclusa no reator 2 e a possibilidade de a radiação estar saindo por uma camada de pedrinhas sob um tubo de concreto.

  

O limão, o vinagre e o bicarbonato de sódio são dos ingredientes culinários mais conhecidos como aliados nas limpezas domésticas, com a grande vantagem de serem económicos e mais ecológicos do que osprodutos de limpeza habituais. Mas o sal também é um excelente agente de limpeza e desodorização para toda a casa, com as vantagens económicas e ambientais já referidas.
Neste artigo poderá aprender soluções de limpeza caseiras à base de sal, que pode ser usado puro ou diluído na água. Conheça, então, as diferentes formas de usar o sal na limpeza diária de sua casa e quais as superfícies que pode limpar com este produto.
 
SOLUÇÕES DE LIMPEZA À BASE DE SAL

  • O sal puro pode servir para diversas finalidades no cuidado da casa e na remoção de odores e manchas.
  • Pode ser um desodorizador eficiente:
  • Para remover os maus odores dos sapatos, especialmente dos tênis, coloque cerca de 2 colheres de sal em cada pé e esfregue um pouco. Coloque os sapatos ao sol cerca 30 minutos, retirando o sal de seguida.
  • Para retirar o cheiro de cebola das mãos e das garrafas térmicas fechadas há muito tempo, basta aplicar sal, esfregar um pouco e depois enxaguar.
  • Evita que se fixem manchas nos tecidos.
  • Facilita a limpeza e remoção de manchas na loiça:
  • Sujidade provocada pelo leite fervido num recipiente de alumínio ou inox – aplique um pouco de sal na zona manchada e deixe atuar alguns minutos. Depois remova com uma esponja.


DICAS:
  • Esta solução de limpeza também é válida para facilitar a limpeza de ovos fritos que ficam incrustados na frigideira.
  • Manchas deixadas nas panelas ao cozinhar alimentos gordurosos – polvilhe o recipiente com um pouco de sal e deixe descansar alguns minutos, retirando depois o excesso do sal com um pedaço de papel de cozinha. Depois, esfregue com o sal e lave como habitualmente.
  • Manchas escuras e ressequidas deixadas por chá e café nas chávenas – aplique um pouco de sal, esfregue e enxague.
  • Evita a propagação das nódoas de gordura em tecidos. Logo após o derrame da gordura, aplique um punhado de sal sobre a mancha para evitar que ela se espalhe.
  • Absorve manchas de vinho derramadas sobre o sofá. Para tal, aplique sal, deixe descansar cerca de 15 minutos e ele irá absorver o excesso da bebida derramada no sofá. 



 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluímos através de pesquisas que os sais são componentes muito úteis em nossa vida, são encontrados em várias partes do nosso dia-a-dia, e usados em nossos alimentos, remédios, vitaminas entre outros.
O sal é toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação, liberando pelo menos um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Existem certos tipos de sal que contém oxigênio na sua fórmula, porém, outros não o possuem. O sal que tem oxigênio é denominado de sal oxigenado.
Alunos que participaram desta pesquisa: Douglas Gustavo Schaefer, Eduardo Horbach, Gustavo Schulz, Larissa Daniela Kappaunn e Luiz Henrique Kern.

 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.brasilescola.com/quimica/sais-no-cotidiano.htm
http://quarksegluoes.blogspot.com/2009/03/experiencia-para-fazer-em-casa-ovos-e.html
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAbaAAH/informacao-sobre-cuidado-manuseio-residuos

********************************************************************


Óxidos

Os óxidos são compostos binários em que o elemento oxigênio apresenta número de oxidação igual a -2 e é o mais eletronegativo da fórmula tornado-o o mais potente elemento.
As propriedades de um óxido dependem das características esperticunstulares do elemento formador.

Classificação dos óxidos



Classificação
Formadores
Exemplos
Básicos
Metais com nox +1 ou +2 e do grupo 1A e 2A
CaO, FeO, K2O
Ácidos ou anidridos
Metais com nox +5, +6 e +7 e ametais com qualquer nox, exceto C+2, N+1 e N+2
SO3, Cl2O, Mn2O7
Neutros
C+2, N+1 e N+2
NO, CO, N2O
Anfóteros
Os mais comuns são formados pelos metais Al, Mn, Zn, Pb e Sn
Al2O3, MnO2, ZnO, PbO, SnO
Salinos, mistos ou duplos
Metais com nox médio +8/3
Pb3O4, Fe3O3



Obs1: os óxidos anfóteros se comportam como óxidos básicos na presença de ácidos e como óxidos ácidos na presença de bases.
Obs2: os óxidos mistos são a "soma" dos óxidos formados por um elemento, ou seja, é uma nuvem com todos os tipos de óxidos desse elemento:
FeO + Fe2O3 → Fe3O4

Nomenclatura dos óxidos

a) para qualquer óxido
prefixo + óxido de + prefixo + nome do elemento químico
Exemplos:
Fe3O4 = tetróxido de triferro
N2O3 = trióxido de dinitrogênio
b) para elementos com nox fixo
óxido de + nome do elemento químico
Exemplos:
Na2O = óxido de sódio
Al2O3   = óxido de  alumínio
c) para elementos que não apresentam nox fixo
óxido + elemento + sufixo OU óxido de + elemento + nox em algarismo romano
Exemplos:
FeO= óxido ferroso ou óxido de ferro II
Fe2O3= óxido férrico ou óxido de ferro III
d) para óxidos ácidos (ou anidridos) apenas
anidrido + prefixo + elemento + sufixo


nox
prefixo
sufixo
+1 ou +2
hipo
oso
+3 ou +4
-
oso
+5 ou +6
-
ico
+7
(hi)per
ico

Exceções: para os elementos B+3, C+4 e Si+4 só se usa o sufixo "ico".
Exemplos:
CO2 = anidrido carbônico
Mn2O7 = anidrido permangânico

Nomenclatura dos peróxidos

peróxido de + nome do elemento químico
Exemplos:
H2O2 = peróxido de hidrogênio
K2O2 = peróxido de potássio

Nomenclatura dos superóxidos

superóxido de + nome do elemento químico
Exemplo:
NaOH2 = superóxido de sódio

Título: Funções Inorgânicas (ácidos, bases, sais e óxidos)
Carga horária total: 22 horas-aula.
Avaliação:
ü   Questões objetivas (ao final das atividades será realizada uma avaliação com questões objetivas, aplicadas de forma individual);
ü  Produção de jogo didático (Jogo da memória - fórmula e nomenclatura);
ü  Pesquisa em sites na internet da aplicabilidade de cada função inorgânica, finalizando com a confecção de cartazes, onde cada cartaz terá uma das funções e colagens de figuras retiradas de jornais ou revistas identificando função x aplicabilidade (formação de quatro grupos - um para cada função);
ü  Laboratório de ciências: Experimento – O aluno deverá ser capaz de fazer um relato descrevendo os produtos utilizados, procedimento aplicado e relacionar a prática com teoria através de questões subjetivas formuladas pelo professor, finalizando argumentos conclusivos.
ü  Recorte de notícias sobre problemas causados por produtos usados de forma inadequada, guardados em locais impróprios e ao alcance de crianças, de função inorgânica (pesquisa e apresentação individual);

Alguns critérios farão parte do processo de avaliação:
A participação individual e grupal, a assiduidade, a colaboração durante a confecção e produção de material, o aprendizado individual, a argumentação do conhecimento durante a apresentação dos trabalhos.
REFÊRENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

·         Site www.wikipedia.org/wiki/Fun%C3%A7%C3%B5es_qu%C3%ADmicas, acessado em 03/11/10

·         Site www.wikipedia.org/wiki/Base_(qu%C3%ADmica), acessado em 24/11/10

·         Site www.wikipedia.org/wiki/Hidr%C3%B3xido_de_s%C3%B3dio,  acessado em 24/11/10

·         Site www.wikipedia.org/wiki/Hidr%C3%B3xido_de_ferro_(II), acessado em 24/11/10

·         Site www.wikipedia.org/wiki/Hidr%C3%B3xido_de_alum%C3%ADnio, acessado em 24/11/10

·         Site www.wikipedia.org/wiki/Hidr%C3%B3xido_de_c%C3%A1lcio, acessado em 24/11/10

·         Site www.wikipedia.org/wiki/Hidr%C3%B3xido_de_magn%C3%A9sio, acessado em 24/11/10