quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pesquisa em Química


A natureza nos oferece todos os meios para o aprendizado. A química está presente em tudo o que vemos, sentimos, tocamos. Sem o conhecimento químico não transformaríamos o Universo. Toda a tecnologia existente hoje, depende do princípio básico da química. Nós somos química pura. Tudo o que ocorre ao nosso redor é transformação química, pois todos as substâncias são feitas de elementos químicos. Somos questionados constantemente: Por que aprender química? Ora, eu existo porque alguns elementos químicos se transformaram no meu corpo. Eu cresci, devido aos alimentos que me deram para comer. Não nos dizem que é preciso comer banana, porque tem cálcio e potássio? Eles não são dois elementos químicos que conhecemos? Então, aprender química é essencial, pois nos dá condições de seguir o nosso aprendizado. Ensinamos o aluno a fazer a leitura e entender a tabela periódica, através da identificação de todos os fatores presentes, como elementos químicos, os símbolos, a origem, a massa de cada um, seus grupos, suas famílias, formação de compostos a partir de ligações perfeitas, que dão origem as substâncias que eles conhecem, pois sabemos que, o conhecimento é gradativo. Não podemos esquecer dos primeiros passos, como também informar o aluno que alguns cientistas iniciaram esse conhecimento, com anos de desenvolvimento de seus experimentos. Nenhum aprendizado científico surgiu sem que houvesse várias tentativas e confirmação de dados coletados.
Através de conhecimentos adquiridos em sala de aula, os alunos realizam seus próprios experimentos, buscando através de aulas experimentais colocar suas ideias e verificar como ocorrem as transformações químicas. Decidi realizar um trabalho, colocando em forma de projeto experimental, as aulas realizadas com os meus alunos do ensino médio noturno. Tenho uma turma de 1º ano, uma de 2º ano e uma de 3º ano. Cada aluno, ou grupo de alunos de no máximo três farão um experimento usando o conhecimento que já adquiriram, seguindo os conteúdos programáticos de cada ano. Faremos postagens através de textos, fotos e vídeos, dependendo do que cada aluno ou grupo de alunos decidir.

Experimento químico:

Perfume

Um perfume é constituído de varias matérias-primas, como folhas, madeiras, flores, frutas, raízes, etc. Cada uma dessas matérias-primas tem um cheiro mais ou menos volátil (evaporação), uns evaporam rápido enquanto que outros demoram varias horas para desaparecer por completo, os produtos com evaporação mais lenta permanecem mais na nossa pele. No entanto o cheiro residual que fica na pele após algumas horas será bem diferente do cheiro do perfume que você passou na pel horas antes.

Fórmula:
810 ml de álcool de cereal
100 ml essência
30 ml propileno glicol
!0 ml fixador
50 ml água destilada

Procedimento:
Adicione o alcool em um frasco de vidro escuro.
Em seguida adicione a Essência, o Propileno Glicol e o fixador.
Tampe o frasco e agite bem.
Adicione a água, tampe bem o frasco e agite.

Cuidado: o Álcool é inflamável, não manuseie perto do fogo.
Mantenha longe do alcance de crianças.

Concentração de perfume:
No nosso país a concentração é em torno de 7% a 12%, pois temperaturas acima dos 30ºC provocam uma evaporação muito rápida, tornando o perfume muito forte e enjoativo, daí então faz se necessário uma redução na porcentagem de essência no produto.

Muitas pessoas reclamam do poder de fixação de um perfume, mas somente uma pessoa, vindo de outro ambiente pode comprovar se o perfume possui ou não uma boa fixação, pois em torno de duas horas após a aplicação do perfume, a pessoa se acostuma com o cheiro, passando a não ter percepção do mesmo. Por isso mesmo, muitas pessoas exageram na quantidade de vezes que passam o perfume durante o dia, deixando o ambiente em que estão quase que insuportáveis para as outras pessoas.

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